Nesta segunda-feira, 07, em Palmas, a Polícia Militar do Tocantins promoveu a aula inaugural do III Curso de Cinotecnia Policial, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG). Estiveram presentes na solenidade o Comandante-Geral da corporação, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o chefe do Estado Maior, Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, autoridades civis e militares, além de convidados e veículos de imprensa.
O III Curso de Cinotecnia tem como objetivo capacitar militares da PMTO e agentes de segurança pública de entidades parceiras para o trabalho especializado com cães. O curso, que possui previsão de duração de oito semanas, conta com 38 alunos inscritos, dos quais 33 são militares da PMTO, um aluno do Exército Brasileiro, um aluno da PMGO e três da Polícia Penal.
Ao todo, foram ofertadas 20 vagas para cães com faixa etária de 8 a 36 meses de idade. O Grupo de Operações com Cães (GOC), que pertence ao Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), ficará responsável pela instrução do animal com o adestramento básico, composto por vários exercícios a serem realizados pelos alunos durante o curso.
Os alunos participarão de instruções relacionadas à teoria e prática cinófila, tendo nesta capacitação o objetivo de qualificar policiais e demais agentes da segurança pública para realizarem diversos tipos de policiamento com emprego de cães policiais, os quais podem atuar nas áreas de faro de narcóticos, faro de explosivos, faro de armas de fogo, bem como no emprego em policiamento de praças desportivas, intervenções prisionais e no patrulhamento tático especializado.
Para o Coordenador do curso, o Major PM Átila Azevedo Gomes Júnior, a capacitação é desafiadora. "Este é um curso que exige muito de seus participantes. Durante oito semanas, os candidatos participarão de aulas práticas e teóricas com o intuito de prepará-los para o trabalho com cães. Não há espaço para erros, buscamos a excelência em tudo aquilo que fazemos. Ao final, aqueles conseguirem concluir essa capacitação estarão aptos para este tipo de missão especializada", destacou o coordenador.
O Cabo da PMTO, João Luiz Andrade, é um dos 38 alunos inscritos e ressalta a confiança em concluir este desafio. "A expectativa é que durante o transcorrer do curso possamos adquirir o conhecimento repassado por nossos instrutores e, ao final, atuar no Grupo de Operações com Cães. Sabemos que não será um curso fácil, mas chegaremos até o fim com a certeza do dever cumprido", afirmou o militar.
Para o Comandante-Geral, o Coronel PM Barbosa, a capacitação dos policiais militares é de fundamental importância para a prestação do serviço policial. "Desde que assumimos o Comando temos investido muito na área de capacitação. Hoje trabalhamos com três premissas: efetivo, capacitação e logística. Esses pilares trabalham em sinergia e desta forma podemos nos planejar e executar ações que combatam a criminalidade. Nós entendemos que a Polícia precisa se especializar, por isso damos uma atenção especial aos cursos e capacitações que executamos. Estamos colhendo resultados deste investimento, como por exemplo, o ótimo desempenho de nossos militares na Operação Canguçu. Nosso foco é uma Polícia preparada, capacitada e sempre pronta para agir e proteger".