Geral Tocantins

Naturatins reforça monitoramento e garante equilíbrio dos recursos hídricos na Bacia do Rio Formoso

Relatório aponta que principais rios da bacia seguem com níveis controlados e dentro dos parâmetros de normalidade

27/06/2025 20h35
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Relatório aponta que principais rios da bacia seguem com níveis controlados e dentro dos parâmetros de normalidade - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Relatório aponta que principais rios da bacia seguem com níveis controlados e dentro dos parâmetros de normalidade - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (CBHRF), segue atuando de forma estratégica para garantir o equilíbrio dos recursos hídricos na região. Segundo o mais recente relatório técnico da Câmara Técnica de Agricultura Irrigada do Comitê, os principais rios da bacia apresentam condições hidrológicas favoráveis e permanecem dentro dos parâmetros de normalidade.

O relatório aponta que, embora alguns trechos, como o monitorado na estação Foz do Rio Formoso, tenham registrado níveis próximos ao limite de atenção, a situação está estabilizada graças ao gerenciamento eficiente das vazões e à liberação controlada de água pelas elevatórias. Dessa forma, os níveis dos rios permanecem dentro da normalidade, com pontos sob atenção monitorada e controlada.

Outros pontos de destaque, como as estações das Elevatórias Ilha Verde, Terra Negra e Dois Rios, registram níveis elevados, e permanecem dentro da normalidade operacional.

O levantamento foi realizado com base nos dados do sistema oficial de monitoramento, abrangendo pontos estratégicos da bacia, especialmente em áreas de influência das Elevatórias utilizadas na irrigação agrícola.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ações preventivas

Como medida preventiva, os usuários localizados na região do Distrito de Irrigação do Rio Formoso (Dirf), onde não há elevatórias, foram orientados a adotar, de forma imediata, o plano de revezamento das captações. A recomendação foi motivada pelo nível registrado de 223 cm, valor que supera o limite de atenção estabelecido em 220 cm. “O revezamento antecipado é uma medida eficaz para evitar que os níveis caiam ainda mais e comprometam o equilíbrio da bacia, especialmente nesse período de entressafra”, destacou o diretor do Distrito de Irrigação do Rio Formoso (Dirf), Euvaldo Pinheiro.

Além disso, os monitoramentos realizados nas bacias dos rios Urubu e Dueré apontam condições hidrológicas dentro da normalidade, sem necessidade, até o momento, de adoção do revezamento de captações nesses trechos.

Gestão compartilhada

O Comitê de Bacia, em parceria com o Naturatins e os usuários de recursos hídricos da região, mantém monitoramento constante, com análises técnicas precisas e comunicação direta com os operadores das elevatórias. Conforme o gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, Matheus Chagas, esse trabalho conjunto tem sido fundamental para garantir a segurança hídrica, promovendo o uso sustentável da água e evitando impactos nos múltiplos usos, que incluem irrigação, abastecimento humano, pecuária e meio ambiente.

Com essas medidas, o Naturatins reafirma seu compromisso com a gestão participativa e responsável dos recursos hídricos. “Estamos acompanhando de perto a situação, e as decisões são tomadas de forma técnica e transparente, priorizando a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental da bacia do Rio Formoso”, destaca o gerente Mateus Chagas.

Próximos passos

A Câmara Técnica recomenda a continuidade do monitoramento de forma contínua, aliada à atuação preventiva dos operadores das elevatórias, com liberação controlada de volumes sempre que necessário. A medida visa evitar que os níveis atinjam patamares críticos e postergar, o máximo possível, a adoção do revezamento em outros trechos da bacia.

O relatório completo está disponível no site do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e também pode ser acessado pelo portal oficial do Naturatins, por meio destelink.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.