A campanha Um Dia no Parque, ação que promove a valorização das Unidades de Conservação (UCs), ocorre neste domingo, 21, por todo o País com o tema “Natureza para todas as pessoas”. Com o objetivo de incentivar famílias e comunidades a explorarem a natureza e o senso de pertencimento ao local, diversas atividades serão oferecidas nas UCs sob gestão do Governo do Tocantins. Participam os Parques Estaduais do Jalapão, Cantão e Lajeado e a Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão.
Mateiros e São Félix
Na Área de Proteção Ambiental do Jalapão, a ação acontece na Cachoeira da Velha e será direcionada à terceira idade no domingo, 21. No Parque Estadual do Jalapão, as atividades acontecem no sábado, 20; o ponto de encontro é na Comunidade Boa Esperança partir das 7h30, e as visitações serão aos atrativos de banhos, Dunas e ao Centro de Educação Ambiental, em Mateiros.
Outra Unidade de Conservação participante é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão, no município de São Félix. As atividades acontecem às 7h30 e às 16h30 no circuito altares de contemplação cênica e meditativa.
Palmas
No Parque Estadual do Lajeado, a programação inicia a partir das 7h, deste domingo, 21, com saída da sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e retorno à Capital às 18h. A programação conta com trilhas guiadas, observação de aves e visitação ao mirante.
Caseara
Na sede do Parque Estadual do Cantão, em Caseara, as atividades já aconteceram em razão das festividades de aniversário no último domingo, 14. A UC recebeu cerca de 60 crianças de assentamentos, acampamentos sem-terra da região, e, também, da zona urbana de Caseara, que fizeram uma trilha guiada nas proximidades da sede do Parque. Ao final das atividades, após o café da manhã, as crianças receberam brindes e kits escolares.
Sobre a campanha
Um Dia no Parque é uma campanha nacional em atividade desde 2018. Em seis anos, mais de 300 mil pessoas participaram das atividades em 500 UCs mobilizadas. A categoria “Parque” foi escolhida por ser a mais reconhecida pela população, mas todas as categorias de UCs participam, sejam federais, estaduais, municipais ou particulares.