Geral Tocantins

Governo do Tocantins abre inscrições para Formação Continuada do Curso Básico de Libras na rede estadual

Professores de Libras podem se inscrever de forma on-line até o dia 15 de julho

28/06/2024 11h31
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Formação é voltada para professores da rede estadual que ministram aulas de Libras nas escolas indígenas, do campo, quilombolas e Apaes - Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins
Formação é voltada para professores da rede estadual que ministram aulas de Libras nas escolas indígenas, do campo, quilombolas e Apaes - Foto: Mari Rios/Governo do Tocantins

As inscrições para aFormação Continuada do Curso Básico de Libras, ofertada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estão abertas e seguem até o dia 15 de julho, deste ano. Estão sendo ofertadas 150 vagas. O curso terá início no dia 5 de agosto e segue até 30 de novembro.

A formação é voltada para professores da Educação Básica da rede estadual de ensino do Tocantins que ministram a disciplina de Libras como componente curricular nas escolas indígenas, do campo, quilombolas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

A formação tem como objetivo aprimorar e qualificar os profissionais, possibilitando uma maior interação entre os estudantes e a construção de um espaço escolar mais acolhedor e adaptado às necessidades de todos. Além de incentivar os educadores na elaboração de material didático, também apresenta metodologias e dinâmicas para uso em sala de aula.

A gerente de Educação Bilíngue de Surdos da Seduc, Amoriana Borges, ressalta a importância da formação e revela que o diferencial é tornar o ensino estimulante para todos. “Essa formação tem o objetivo de oportunizar a esses profissionais mais segurança em suas atuações em sala de aula, pois a língua de sinais precisa ser ensinada de forma mais dinâmica. Aprendendo de forma prazerosa, esses docentes irão ensinar de forma prazerosa também”, revela.

Continua após a publicidade
Anúncio

Inscrições

As aulas serão ministradas de forma remota por intermédio da plataforma moodle de ensino a distância. As inscrições devem ser realizadas por meio de um formulário on-line, que pode ser acessado pelo link:https://forms.gle/7FvdrymAFoXVCJov6.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida pela Lei 10.436 de 2002 e regulamentada pelo Decreto 5.626, de 2005, é o meio de comunicação primário para muitos surdos. A capacitação de profissionais da educação garante um ambiente escolar mais inclusivo com acesso ao conhecimento e à aprendizagem para todos os estudantes.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.