Saúde Tocantins

Com investimentos do Governo do Tocantins, SES-TO entrega mais de mil cadeiras de rodas para beneficiários dos Centros Especializados em Reabilitação

Equipamentos fazem parte de um total de 2.535 cadeiras de rodas adquiridos pelo Governo do Tocantins, no final de 2022

05/06/2024 10h52
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Gabriel e sua família após receberem a nova cadeira de rodas - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins
Gabriel e sua família após receberem a nova cadeira de rodas - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

Com investimentos realizados pelo Governo do Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou de 2022 até os primeiros meses de 2024, a entrega de 1.041 cadeiras de rodas, cadeiras de banho e andadores.

“Meu filho é tudo! É minha alegria, minha vida! É o motivo de eu sorrir todos os dias, de enfrentar a vida, que como sabemos não é fácil, mas como ele é, pois sempre está com um sorrisão aberto todos os dias. Ele é o motivo da gente viver a vida mais tranquila, de viver bem! E agora com a cadeira, ficamos mais gratos”, afirmou a lavradora, Aline Kellen Pinto Vieira, mãe do Gabriel de 15 anos, uma das representantes das famílias atendidas pela SES-TO.

“A aquisição desses equipamentos não apenas garante mais qualidade de vida aos pacientes, mas também aos seus familiares, que passam a vê-los vivendo com mais independência e bem-estar. Essa é uma das prioridades do governador Wanderlei Barbosa, que dia após dia nos orienta a oferecer um serviço mais digno às famílias tocantinenses atendidas pelo Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

Assim como Gabriel, o Gael Santos Nascimento também recebeu seu equipamento e a sua mãe Denise Pereira dos Santos do Nascimento, relatou a alegria em receber a oportunidade do pequeno ter mais qualidade de vida. "Ficamos muito felizes em poder dar qualidade de vida ao Gael, que tem quatro anos e que agora poderá crescer com mais saúde”, exclamou.

Para a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD/SES-TO), Thais Farias, “a entrega de cadeiras de rodas e acessórios pela Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins é fundamental para promover a mobilidade, autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência. Esse serviço melhora a qualidade de vida dos beneficiários, prevenindo complicações de saúde e permitindo maior participação na educação e no trabalho. Além disso, contribui para a redução das desigualdades sociais e fortalece as políticas públicas de inclusão e saúde no Estado”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Aquisição

Os equipamentos fazem parte de um total de 2.535 cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, elétricas e outras) e meios auxiliares de locomoção (muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência, além de mesa de atividades e adaptações) adquiridos pelo Governo do Tocantins, no final de 2022.

Atendimento

Para ter acesso às cadeiras de rodas e aos meios auxiliares de locomoção, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) necessitam buscar o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, em âmbito municipal, que encaminharão para as unidades dos Serviços ou Centros Especializados em Reabilitação (SCERs), mais próximas.

SCERs no Tocantins

No Estado, existem dois Serviços Especializados em Reabilitação (SERs), em Porto Nacional e Araguaína e dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), em Palmas e Colinas do Tocantins.

Os SCERs visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõem de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, que são adquiridos pelo Governo do Tocantins.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.