Colunas AGROTINS 2024

BIOECONOMIA

PRODUÇÃO AGRÍCOLA

14/05/2024 14h39
Por: Andréa Tomaz
BIOECONOMIA


Olá queridos leitores! Tudo bem com vocês! Espero que todos estejam bem e com saúde. 
O estado do Tocantins, sedia  a maior feira  de agronegócio da região norte do Brasil, que é a Agrotins, trazendo um tema inovador que é a bioeconomia. Mas o que é bioeconomia? 
Embora possa parecer  um tema  novo, a partir da década de 1970 já se discutia as questões ambientais, sobre bioeconomia, devido as crises de ordens ambientais e climáticas. 
A relação entre Economia e a Ecologia já nasceu com a derivação das palavras : Economia que significa o estudo da casa da sociedade e ecologia que significa o estudo da casa da natureza. Deste modo, a economia ecológica, ou Bioeconomia, que integra as duas palavras, estuda as relações entre os sistemas econômico e ecológico e os meios para garantir que o desenvolvimento social e econômico possa evoluir de forma sustentável com a utilização dos recursos naturais disponíveis.  Portanto, configura um campo de estudo  multidisciplinar, que reconhece a interdependência entre o sistema econômico e os ecossistemas naturais em  processo evolutivo de desenvolvimento. 
Destarte, a Bioeconomia é uma ciência que estuda a alocação de recursos escassos dos sistemas econômico e ecológico em atividades  produtivas, mantendo a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais e impondo limites aos crescimento econômico, para satisfazer de  forma adequada as necessidades das gerações humanas presentes e futuras.  
Investir em um modelo econômico baseado o uso sustentável de recursos naturais é imprescindível para um país tão biodiverso como o Brasil. Na agricultura, por exemplo, a bioeconomia tem potencial de buscar soluções inovadoras e sustentáveis com o propósito de produzir alimentos, fibras e energia, e explorar seus recursos de forma racional. A tendência é que essas inovações assegurem ao mesmo tempo a biodiversidade e a proteção ao meio ambiente. 
Por conseguinte, a AGROTINS, que tem por objetivo promover o desenvolvimento no setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, além de apoiar e divulgar as ações de pesquisa. veio mostrar   a todos os produtores rurais, bem como  a toda  sociedade civil, que é possível  produzir alimento, gerar renda  valorizar e proteger  o ecossistema.

Principais Fontes 
Dias,R.F.; de Carvalho Bioeconomia no Brasil e no Mundo; Panorama Atual e Perspectivas. Data da publicação na Web: 14 de dezembro de 2018.Disponivel em:  http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v9n1a23.pdf Acesso em : 11 de maio de 2024.
Associação Brasileira de Bioinovação das Oportunidades e o Potencial do Impacto da Bioeconomia para a Descarbonização  do Brasil. Disponível em :  https://abbi.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Bioeconomia_Descarbonizacao_Nov2022_Final2.pdf  Acesso em : 11 de maio de 2024. 
Peço  a gentileza para que todos vocês que lerem  o artigo publicado, postem em suas redes sociais, me marquem,  curtam, compartilhem, interajam  comigo, será uma alegria enorme para mim.  Meu Instagram é  @andreatomaz, meu faceboock também é @andreatomaz, meu Linkedin é : @MardenAndreaTomaz,  Canal do YouTube: ATCAFECOMDIREITO  Fiquem todos com DEUS, forte abraço e até o próximo artigo. . 

    

 

Continua após a publicidade
Anúncio
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Andréa Tomaz
Sobre Andréa Tomaz
Especialista em direito agrário e do agronegócio