Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins promove exposição de produtos do cerrado na Agrotins 2024

Feira será realizada de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional

09/04/2024 12h48
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Na Agrotins 2024, os visitantes conhecerão os diversos produtos do agroextrativismo na exposição - Foto: Seagro/Governo do Tocantins
Na Agrotins 2024, os visitantes conhecerão os diversos produtos do agroextrativismo na exposição - Foto: Seagro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e parceiros organiza a exposição agroextrativista dos produtos naturais do cerrado para Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024). A feira será realizada de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Agricultura familiar

Este ano no Pavilhão da Agricultura Familiar, a exposição dos agroextrativistas e agricultores familiares contará com 40 estandes, cada um com dois expositores, somando um total de 80 participantes de todo Estado.

Produtos

Continua após a publicidade
Anúncio

A exposição é composta por variados tipos de produtosin naturae processados do cerrado tocantinense tais como: biojoias, compotas de diversos frutos, licores e doces de buriti, caju, buriti, murici, mangaba, geléias, produtos do pequi, bolos diversificados, além do artesanato de capim dourado e coco babaçu.

Segundo a organizadora e engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, a exposição deste ano contará com inovações diversas, palestras, rodadas de debates e oficinas sobre o processamento de produtos naturais. “Em função da sociobioeconomia vamos mostrar à sociedade que existe uma nova forma de produzir e gerar renda e, essas tecnologias que estão sendo desenvolvidas preservam o meio ambiente, o mundo todo está discutindo essas tecnologias inovadoras. Atualmente, por exemplo, temos o plástico feito da mandioca, um processo que é biodegradável e a energia eólica, sendo que essa discussão é fundamental a partir desses recursos naturais, ou seja, tecnologia que não destrói, não polui, direcionando nessa linha de atuação da bioeconomia”, enfatizou a engenheira e organizadora da exposição.

Reforço

Para reforçar a produção agroextrativista no Tocantins, durante a Agrotins 2024, instituições e parceiros vão estar presentes para debater temas para o desenvolvimento dessa atividade, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Conselho Nacional das Comunidades e Povos Tradicionais, Agência Alemã, FioCruz, Articulafito, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Participantes

Na feira participam expositores da região do APA Cantão, Jalapão, Bico do Papagaio e região sudeste do Estado, associações, cooperativas comunidades tradicionais e indígenas.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.